Na nossa décima oitava pasta de hoje iremos conhecer uma excelente empresa de ônibus em Três Rios, iremos conhecer a transa transporte coletivo.
A Transa foi fundada em 16 de abril de 1977 pelos amigos Pedro Noel e Carlos Fonseca. Juntos, enfrentaram uma jornada de trabalho intensa, mas com muita coragem, perseverança e espírito de luta conseguiram vencer o desafio.
A empresa nasceu com a compra da Viação Pedro Antônio, que na época possuía 23 ônibus e fazia as linhas urbanas da cidade de Três Rios, além da linha Três Rios x Santana do Deserto (MG).
Em 19 de julho de 1977, foi apresentada à sociedade trirriense a nova pintura dos ônibus, que acompanhou o dia-a-dia dos colaboradores da empresa e da população durante 24 anos. Em julho de 1978 chegaram os primeiros ônibus adquiridos pela Transa: foram cinco unidades com carroceria Caio que deram início à renovação da frota.
A década de 80 foi muito difícil devido à crise do petróleo e depois do congelamento de tarifa imposto pelo Plano Cruzado. Mas, o ano de 1991 marca o início da parceria com a Marcopolo, que perdura até hoje.
Em 1995, a empresa adquiriu sete ônibus com carroceria Marcopolo GV, ampliou a garagem e três anos depois iniciou a construção do novo prédio administrativo e do lavador automático.
No ano 2000, a empresa adquiriu as primeiras unidades do chassi 1417 da Mercedes. Era o início dos motores eletrônicos na Transa. No mesmo ano, o prédio onde funcionava a parte administrativa foi transformado em auditório para treinamento, sala de jogos e de TV, buscando valorizar ainda mais a equipe de colaboradores.
Após décadas de muito trabalho, investimentos e dedicação, hoje a frota é composta por 56 ônibus que circulam em Três Rios e Comendador Levy Gasparian, percorrendo mensalmente mais de 300 mil quilômetros. Tudo isso só está sendo possível graças aos mais de 260 colaboradores que atualmente se integram à Família Transa.
Fonte: Site da Transa OFICIAL.
Reportagem: Luccas Albuquerque.