Na nossa décima sétima pasta de hoje, iremos conhecer um corredor expresso inaugurado em junho deste ano, iremos conhecer sobre o brt transcarioca.
O BRT TransCarioca tem 39 km de extensão e 45 estações entre o Terminal Alvorada e o Aeroporto do Galeão. O projeto original era de 28 km entre a Barra e a Penha, porém, a Casa Civil da presidência da República condicionou a liberação do empréstimo do BNDES à prefeitura à extensão do projeto até o Aeroporto do Galeão, pois estudos mostravam que o acréscimo faria o sistema atender mais cem mil usuários por dia, mas hoje são mais de 500 mil pessoas por dia. O BRT TransCarioca passa por vias como a Avenida Ayrton Senna na Barra da Tijuca, Nelson Cardoso e Cândido Benício em Jacarepaguá, e a Avenida Ministro Edgar Romero em Madureira e também nas ruas Ibiapina, Uranos nos bairros de Olaria e Ramos. Terá integrações com o BRT TransOeste, estações de trêm, linhas de ônibus convencionais, Linha 2 do Metrô e o BRT TransBrasil.
A criação de canaletas segregadas por onde circularão veículos articulados exigirá, nos trechos de tráfego mais pesado, a construção de mergulhões (na Barra da Tijuca) e no acesso entre Campinho e Madureira. De acordo com a Prefeitura do Rio, 3630 imóveis na Barra, em Jacarepaguá, Madureira, Vicente de Carvalho e Brás de Pina, entre outros bairros, terão que ser desapropriados integralmente ou parcialmente para viabilizar o corredor de transporte. A previsão é a de que o corredor viário pode custar R$ 790 milhões, e somando-se ao valor das desapropriações, de R$ 300 milhões, o gasto total ultrapassará R$ 1 bilhão. O BRT TransCarioca recebe pelo menos 300 mil pessoas por dia, segundo o consórcio BRT Rio.
A expectativa era de que as obras começassem até março de 2010, sendo concluídas em duas fases: a primeira etapa (Barra-Madureira), até março de 2012; e a última (Madureira-Aeroporto Tom Jobim), no primeiro trimestre de 2013. Porém, a obra só começou em março de 2011. No final de março de 2012, começaram as obras do segundo trecho, entre a Penha e o aeroporto, cujo início atrasou pelo menos seis meses devido a mudanças do trajeto, exigidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) .
Sua entrega da obra, inicialmente, seria em 2012, mas foi adiada para fevereiro de 2014, ficando pronta antes da Copa do Mundo de 2014.
. No dia 1 junho de 2014 será iniciada a operação do trecho Barra-Tanque no serviço parador e em julho de 2014, seja concluído o trecho Penha-Galeão.
Após esquema de lavagem com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, a construtora Delta abandonou o consórcio que tinha junto com a Andrade Gutierrez, para a construção do corredor .
Em maio de 2012, foram entregues as primeiras obras, o Mergulhão Clara Nunes, no Campinho . onde além de servir ao BRT, acaba com o cruzamento entre a Estrada Intendente Magalhães e Ernani Cardoso, além transformar a Domingos Lopes numa via rápida de transito.
Em Junho de 2012 a entrega do Complexo Viário Billy Blanco próximo a Cidade das Artes.
Em Setembro de 2013 a entrega do Viaduto Silas de Oliveira paralelo ao Viaduto Negrão de Lima.
Em Dezembro de 2013, foi inaugurada a Ponte Estaiada Dom Eugênio Sales, sobre a Lagoa de Jacarepaguá e também no mesmo mês, foram finalizadas as obras finais do Terminal Alvorada, para receber, no futuro, o BRT TransCarioca.
Em Junho de 2014, foi inaugurada a Ponte Estaiada Prefeito Pereira Passos, sobre a Baía de Guanabara, ligando o Fundão à Ilha do Governador.
Em Junho de 2014, foi inaugurado o Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto, sobre a Avenida Brasil, ligando as avenidas Postal e Brigadeiro Trompowski.
Durante quatro dias de Abril, a Avenida Brasil foi fechada para o içamento do Arco Estaiado, no bairro de Ramos.
Fonte: Wikipédia
Editação de texto:Lucas Albuquerque.