A 1ª Viação Andorinha surgiu originalmente no início da década de 60 explorando a região conhecida como Caminho da Serra do Barata, aos pés do maciço da Pedra Branca. Em 1969 sua frota era de 66 carros, e em 1982 a Andorinha associou-se (minoritário-menor participação) com a Auto Viação Bangu fundindo em suas operações. Na ocasião da fusão, tinha 117 carros, e a Bangu tinha 122.
O que permaneceu da antiga Andorinha na fusão foram as cores vemelho e creme e a "bandeira" LTDA. Portanto, a nova e poderosa Auto Viação Bangu de 239 carros deu continuidade as cores e transformou em sede a garagem da sua adquirida.
Porém em 1995, a Bangu realizou uma cisão e a Andorinha voltou a operar independentemente, sob prefixo 59000, certamente, sem nenhuma relação com a antiga Andorinha 14000.
Junto com a licitação de 2010 em que as empresas se dividiram em 4 consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), criou-se a Rio Rotas Transportes e Turismo que passou a operar as linhas da Andorinha junto com a mesma, passar dos anos , em 2012 ambas das empresas começaram a passar por crise em sua Administração e em sua situação financeira, que mais tarde vai levar a empresa ao topo das piores do Rio. Após várias greves, em Março de 2015 a Andorinha junto com a Rio Rotas decretam encerramento de suas atividades, deixando assim suas linhas para outras empresas.
Na garagem da Andorinha e na da Rio Rotas é possível ver ônibus que poderia ser reformado caindo aos pedaços, mas mesmo assim outra parte foi para a Via Rio Class, (
empresa do mesmo grupo em que operava a Andorinha e a Rio Rotas)
Hoje as empresas que estão operando as linhas das duas empresas são: Transportes Campo Grande, Auto Viação Jabour, Expresso Pégaso e o Grupo Redentor.
Ao ver 2 das fotos acima que revelam o sucateamento da frota, me veio a lembrança de como se encerrou as atividades das empresas Ocidental e Santa Sofia, onde eram claramente expostas as respectivas frotas sucateadas em suas antigas garagens...
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