Bem-vindo. Hoje é
Ultimas Noticias

Páginas

Portal Notícias de Ônibus | Você pode anunciar aqui! Clique em Eloar Comunicação e saiba mais

Marcopolo Rio começa a produzir Novo Torino Articulado

Veículo tem capacidade para mais de 130 passageiros atende o sistema de BRT da capital fluminense
Torino Articulado
A Marcopolo Rio, unidade da Marcopolo S.A. especializada na produção de ônibus urbanos, iniciou a fabricação do Novo Torino Articulado. O veículo tem capacidade para transportar mais de 130 passageiros e será fornecido inicialmente para os Sistemas Transoeste e Transcarioca, do Rio de Janeiro.

Segundo Alberto Calcagnotto, diretor da Marcopolo Rio, este é o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca. “Demos um grande passo com a fabricação deste modelo. O Rio de Janeiro é o centro de excelência da Marcopolo em ônibus urbanos, porém os veículos articulados e biarticulados eram feitos na unidade Ana Rech, de Caxias do Sul. Investimos mais de R$ 40 milhões na Marcopolo Rio nos últimos anos, para atualizar e modificar a fábrica. Agora, estamos prontos para atender a demanda dos sistemas BRT das cidades de diversos estados”, explica o executivo.
Com chassis Volvo B340 MA e comprimento total de 20,39 metros, o Novo Torino Articulado foi desenvolvido para atender o padrão definido para o município do Rio de Janeiro. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional.  Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
O Novo Torino Articulado foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Para os passageiros, o conforto e a segurança foram ampliados, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City são ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, além de nova decoração. O veículo também dispõe de opção de poltronas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais e elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.
A novidade oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e nova janela, com captação de ar mais eficiente. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
Outras inovações que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.
Fonte: Assessoria
Subfonte: Revista Mais Diesel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Ao término do comentário, identifique-se colocando seu nome e o nome da cidade que você fala.
Portal Notícias de Ônibus | Informando você sobre ônibus.