Cerca de 200 mil pessoas usarão o BRT por dia. A capacidade é de 270 passageiros em cada veículo. O trajeto será de 21 quilômetros, com 12 estações, além de integração com a rede de transporte coletivo que já existe, com a futura linha de metrô e uma estação hidroviária. O trajeto segue o antigo traçado da linha férrea Maricá–São Gonçalo, e vai do bairro Gradim até Santa Izabel.
“A linha do BRT começa ao lado de uma estação hidroviária. Agora esperamos a construção de uma barca ali pelo governo do estado para que tudo fique interligado”, ressaltou o secretário de Planejamento e Projetos Especiais, Arthur Belmont. Segundo ele, o prazo para concluir o processo de licenciamento é de seis meses. “Após isso, será feito o contrato com a chegada dos recursos do governo federal, que vai girar em torno de R$ 300 milhões. A prefeitura só vai arcar com 10% desse valor quando a obra começar. Mesmo assim, vamos tentar baixar esse valor, já que o município não dispõe de muitos recursos ”, disse.
“O BRT é um ganho muito grande para a população. O tempo de viagem, que é de uma hora e meia em média, vai cair para 50 minutos”, destacou o prefeito, Neílton Mulim (PR). Segundo ele, todos os setores são beneficiados com essas obras de mobilidade. “A economia, por exemplo, ficará mais aquecida com esse maior tempo livre que sobrará para as pessoas.”
De acordo com dados do IBGE, São Gonçalo conta com mais de um milhão de habitantes em uma extensão territorial de 228 quilômetros quadrados, sendo a segunda maior taxa demográfica do estado, atrás da capital.
Fonte: O Dia.






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