Você Sabia? Que a auto viação 1001 passou dos 1000 veículos.
A empresa tem adquiridos vários veículos neste ano como apache vip 3 da caio induscar, viaggio da marcopolo, mondengo também da caio, e isso faz com que a sua frota aumente cada vez mais.
As pessoas perguntam como que a empresa agrupa tudo isso, tanto veículos. Fácil, se a empresa tem dinheiro para comprar veículos, ela tem dinheiro para ter várias garagem espalhadas pelo o estado do Rio de Janeiro, então ta aí a resposta.
Oque mais impressiona é que a empresa tem mais seis empresas irmãs, a Opção turismo, Viação Cometa, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense e a Expresso do Sul, além das Barcas S/A.
Todas essas empresas pertencem ao grupo JCA, um dos maiores da região sudeste.
Acompanhe a história da empresa abaixo:
Fonte: Wikipédia.
A empresa foi criada em 1948 e comprada por Jelson da Costa Antunesem 1968 que procedeu a fusão de suas seis empresas: Auto Viação São José (ligava São Gonçalo a Niterói), Expresso Niterói x Rio Bonito, a Expresso Itaboraí (linhas entre Itaboraí e São Gonçalo e internas de Itaboraí), Vispan (Viação São Paulo-Niterói) e a Citran (ligação Rio x Minas Gerais) e a antiga viação 1001 que na época era considerada a terceira maior empresa de transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro, suas primeiras linhas ligavam a capital Niterói as cidades do centro norte, Nova Friburgo, Miracema, Campos, Macaé; a empresa hoje detem 67% da linhas intermunicipais do estado do Rio de Janeiro, sendo que Niterói e Nova Friburgo praticamente 95%. Isso se deve as linhas que foram incorporadas como por exemplo: As linhas do Noroeste Fluminense que pertenciam a Empresa Brasil S/A, que operava Rio X Itaperuna via Campos e também a linha Araruama X Itaperuna da mesma empresa. Na década de 1980 se desfaz do setor urbano que fazia as linhas Cabo Frio x Bacaxá ; Sampaio Correia x Cabo Frio;Araruama x Iguaba ;Saquarema x Cabo Frio repassando estas linhas para a Viação Salineira e as linhas que se originaram das empresas Auto Viação São José (ligava São Gonçalo a Niterói), Expresso Niterói x Rio Bonito, a Expresso Itaboraí (linhas entre Itaboraí e São Gonçalo e internas de Itaboraí) e Cachoeiras de Macacú para a Viação Rio Ita Limitada que operava nas cidades de Miracema e Itaperuna passando a fazer este trajeto numa troca com esta empresa No período da década de 1990 a empresa, assim como as demais do grupo, passa por um processo de restruturação, modernizando sua frota s seus processos. Passa então a adotar os modernos ônibus "double deck", que possuem 2 andares e 4 eixos além de possibilitar o serviço "double class"(duas classes no mesmo veículo), a realizar venda de passagens pela internet, a implantar salas VIP nos principais terminais em que a mesma atua e "Programa de Milhagem", semelhante ao das companhias aéreas.
A empresa tem adquiridos vários veículos neste ano como apache vip 3 da caio induscar, viaggio da marcopolo, mondengo também da caio, e isso faz com que a sua frota aumente cada vez mais.
As pessoas perguntam como que a empresa agrupa tudo isso, tanto veículos. Fácil, se a empresa tem dinheiro para comprar veículos, ela tem dinheiro para ter várias garagem espalhadas pelo o estado do Rio de Janeiro, então ta aí a resposta.
Oque mais impressiona é que a empresa tem mais seis empresas irmãs, a Opção turismo, Viação Cometa, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense e a Expresso do Sul, além das Barcas S/A.
Todas essas empresas pertencem ao grupo JCA, um dos maiores da região sudeste.
Acompanhe a história da empresa abaixo:
Fonte: Wikipédia.
A empresa foi criada em 1948 e comprada por Jelson da Costa Antunesem 1968 que procedeu a fusão de suas seis empresas: Auto Viação São José (ligava São Gonçalo a Niterói), Expresso Niterói x Rio Bonito, a Expresso Itaboraí (linhas entre Itaboraí e São Gonçalo e internas de Itaboraí), Vispan (Viação São Paulo-Niterói) e a Citran (ligação Rio x Minas Gerais) e a antiga viação 1001 que na época era considerada a terceira maior empresa de transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro, suas primeiras linhas ligavam a capital Niterói as cidades do centro norte, Nova Friburgo, Miracema, Campos, Macaé; a empresa hoje detem 67% da linhas intermunicipais do estado do Rio de Janeiro, sendo que Niterói e Nova Friburgo praticamente 95%. Isso se deve as linhas que foram incorporadas como por exemplo: As linhas do Noroeste Fluminense que pertenciam a Empresa Brasil S/A, que operava Rio X Itaperuna via Campos e também a linha Araruama X Itaperuna da mesma empresa. Na década de 1980 se desfaz do setor urbano que fazia as linhas Cabo Frio x Bacaxá ; Sampaio Correia x Cabo Frio;Araruama x Iguaba ;Saquarema x Cabo Frio repassando estas linhas para a Viação Salineira e as linhas que se originaram das empresas Auto Viação São José (ligava São Gonçalo a Niterói), Expresso Niterói x Rio Bonito, a Expresso Itaboraí (linhas entre Itaboraí e São Gonçalo e internas de Itaboraí) e Cachoeiras de Macacú para a Viação Rio Ita Limitada que operava nas cidades de Miracema e Itaperuna passando a fazer este trajeto numa troca com esta empresa No período da década de 1990 a empresa, assim como as demais do grupo, passa por um processo de restruturação, modernizando sua frota s seus processos. Passa então a adotar os modernos ônibus "double deck", que possuem 2 andares e 4 eixos além de possibilitar o serviço "double class"(duas classes no mesmo veículo), a realizar venda de passagens pela internet, a implantar salas VIP nos principais terminais em que a mesma atua e "Programa de Milhagem", semelhante ao das companhias aéreas.
Hoje a Auto viação 1001 é umas das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil, detendo um monopólio discutível no interior do Rio de aneiro, conquistado a partir de supostos favorecimentos do governo estadual.
A empresa possui uma frota de mais de 1000 veículos e empregando 2400 pessoas. A empresa é dona das viações Cometa, Catarinense, Macaense, Expresso do Sul, Expresso Ribeirão Preto, Pluma,Expresso Brasileiro e dona da Barcas S/A, além da única empresa de ônibus urbanos de Macaé, a SIT (Sistema Integrado de Transportes).
Em março de 2012, a 1001 resolveu inovar mais uma vez e lançou o Cartão Caixa 1001, com o qual o cliente pode participar do Programa Contagiro. As compras feitas no cartão de crédito somam pontos que podem ser trocados por passagens.
No ano de 2013, ao comemorar 65 anos de fundação, para relembrar seus anos de estrada resolveu pintar um dos seus ônibus novos no estilo retrô, usando o antigo logotipo. Também entrou para o universo mobile e criou aplicativos para Android e iOS (Apple).
Linhas do Rio de Janeiro da empresa:
MB23 - Saquarema X Niterói (sem ar-condicionado)
MB23A - Saquarema X Niterói (Via Jaconé)
MB23AC - Saquarema X Niterói (com ar-condicionado)
MB26- Araruama X Niterói (Direto com ar-condicionado)
MB26A - Araruama X Niterói (Via Jaconé/sem ar-condicionado)
999 - Charitas X Castelo (serviço seletivo)
740D - Charitas X Ipanema em parecria com a Viação Braso Lisboa. Esta linha é na verdade a redução do itinerário original que era a 996B- Charitas x Gávea via Copacabana
996 (751D)- Charitas X Gávea (Via Túnel Santa Bárbara )
996A - Charitas X Gávea (Via Santa Úrsula -Rodoviário com ar condicionado)
998 (761D)- Charitas X Galeão (urbano com ar condicionado)
996D (775D) - Charitas X Gávea (Via Lapa)
755D - Charitas X Humaitá (Via Lapa)
MB23A - Saquarema X Niterói (Via Jaconé)
MB23AC - Saquarema X Niterói (com ar-condicionado)
MB26- Araruama X Niterói (Direto com ar-condicionado)
MB26A - Araruama X Niterói (Via Jaconé/sem ar-condicionado)
999 - Charitas X Castelo (serviço seletivo)
740D - Charitas X Ipanema em parecria com a Viação Braso Lisboa. Esta linha é na verdade a redução do itinerário original que era a 996B- Charitas x Gávea via Copacabana
996 (751D)- Charitas X Gávea (Via Túnel Santa Bárbara )
996A - Charitas X Gávea (Via Santa Úrsula -Rodoviário com ar condicionado)
998 (761D)- Charitas X Galeão (urbano com ar condicionado)
996D (775D) - Charitas X Gávea (Via Lapa)
755D - Charitas X Humaitá (Via Lapa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queremos saber sua opinião. Comente abaixo.