Na nossa décima nona pasta de hoje, iremos conhecer mais sobre a real auto ônibus.
A Real Auto Ônibus é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 9 de junho de 1953, atuava na zona norte operando a linha de lotações Penha - Pavuna. Com a exigência da frota mínima de 60 veículos em 1967, foi adquirida pela Auto Viação Leme. Entretanto, seu proprietário, Aníbal de Sequeira, optou por manter o nome da Real e extinguir o da Leme. Nesta época, concentrou seu eixo de operação entre o Centro e a zona sul.
Em 1974 venceu a licitação da área 1 do serviço seletivo, conhecido por frescão. Ligando os bairros da orla da zona sul ao Terminal Menezes Cortes, no Castelo, o serviço é operado por veículos rodoviários com ar condicionado. À época, contava com veículos com motorização traseira, suspensão a ar, poltronas de couro e serviço de bordo (rodomoças).
Com a nova exigência de frota mínima, de 120 veículos em 1981, adquiriu a Castelo Auto Ônibus, incorporando suas linhas entre o Centro e Zona Sul e vendendo as linhas da Zona Norte para a Viação Nossa Senhora de Lourdes. Também em 1981 foi criada a Reitur, empresa especializada em fretamentos. Em 1984 adquiriu as linhas de frescão da área 2 (Zona Sul) da Transportes São Silvestre.
No ano de 1985, a Real sofreu um processo de encampação pela CTC-RJ ordenado pelo governador Leonel Brizola, com a justificativa de ter descumprido a determinação de operar com 100% da frota no dia das eleições para governador. À época, Leonel Brizola acusou as empresas de ônibus de boicotarem a candidatura do seu aliado Darcy Ribeiro, reduzindo a frota com o objetivo de dificultar o transporte dos eleitores.
Com a eleição de Moreira Franco para governador, de oposição a Leonel Brizola, a encampação foi revertida e a empresa devolvida para seus sócios em 1988. No entanto, sua frota foi devolvida sucateada em função da má manutenção sofrida durante o período de encampação pela CTC-RJ. Os efeitos desse período foram sentidos até 1993, quando ainda eram operados frescões com até quinze anos de uso, idade superior aos sete anos máximos permitidos. À título de compensação pelo período de encampação, a Real recebeu da CTC-RJ diversas linhas de ônibus, operadas até os dias atuais.
Além da ReiTur, os sócios da Real mantinham sociedade na concessionária Transrio Veículos, da Volkswagen. Com o ingresso desta no mercado de chassis para ônibus no final de 1992, a frota que era composta por veículos com motorização Mercedes Benz passou a ser formada por veículos com motorização Volkswagen. Cliente fiel da encarroçadora Ciferal desde 1986, em 1993 passou a encarroçar todos seus veículos com esta empresa. Com a privatização da Ciferal no governo Marcello Alencar, tornou-se sócia da empresa por meio da joint-venture RJ Participações. Com a compra da Ciferal pela Marcopolo, manteve a exclusividade até 2007.
Em 2007 a Real foi vendida para o Grupo Julio Simões, que promoveu alterações operacionais na empresa e está construindo uma nova garagem em Bonsucesso. A empresa mantém frota de 492 veículos com motorização Volkswagen, divididos em 400 veículos urbanos com e sem ar condicionado das encarroçadoras Mascarello, Marcopolo e Caio Induscar, 90 veículos rodoviários com ar condicionado das encarroçadoras Marcopolo e Sanmarino Neobus e dois veículos urbanos de Treinamento da encorroçadora Ciferal, Marcopolo e Caio Induscar.
Em 2009 a Real inaugurou o serviço especial chamado Real Premium com 40 novos ônibus rodoviários todos equipados com ar condicionado da encarroçadora Marcopolo modelo Ideale da nova geração.
Em 2010 inicio-se um processo de renovação da frota. A Real adquiriu 100 novos ônibus da encarroçadora Marcopolo Torino adaptado para portadores de necessidades especiais com e sem ar condicionado para suas linhas urbanas. A ReiTur adquiriu a nova geração da Marcopolo Paradiso Geração 7 com ar condicionado e mudou sua identidade visual. Segundo a empresa, 10 novas unidades do mesmo modelo serão adquiridos até 2014.
A Real Auto Ônibus passou a atuar dentro de dois consórcios, o Consórcio Intersul e o Consórcio Transcarioca.