A partir desta segunda-feira, 02, o Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus será integrado ao Centro de Operações Rio (COR) para possibilitar o controle eletrônico do serviço de ônibus da cidade e o monitoramento, em tempo real, da frota, da frequência e dos itinerários dos coletivos urbanos durante 24 horas. Os agentes da Secretaria Municipal de Transportes terão à disposição 560 câmeras instaladas por toda cidade aumentando a eficácia da fiscalização. Com essa nova plataforma, o município passa a ter melhor controle sobre a qualidade do serviço, além de um apoio maior às decisões de planejamento e de fiscalização.
A prefeitura está vistoriando dados referentes aos coletivos de todas as linhas em operação a partir do sinal de GPS instalado em cada um dos cerca de 8.800 ônibus urbanos que circulam na cidade. A ferramenta possibilita fiscalizar aspectos do Código Disciplinar como operar dentro da frota determinada, circular no período noturno ou alterar o itinerário autorizado.
Por enquanto, o sistema fiscaliza 30% da frota e as infrações detectadas são registradas manualmente por fiscais da prefeitura que já estão no COR. Daqui a 60 dias, o sistema de monitoramento será integrado a uma plataforma que permitirá multa automática para as empresas que cometerem irregularidades. Todas as linhas, inclusive alimentadoras e serviços do BRT Transoeste, poderão ser monitoradas diariamente e questões como linha em operação, cumprimento do itinerário, adequação do veículo à operação e também à distribuição pela cidade serão verificadas imediatamente.
|Dia 31/08/2013| As 18:28|





