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Após a decisão da Prefeitura do Rio em Junho do ano passado de despadronizar todos os ônibus do Município, cerca de 83% das empresas já estão operando com os novos layouts. | Moradores da Ilha do Governador aprovam a criação da linha LECD32 que beneficiou diversos passageiros do Bancários e região, entretanto, insulanos residentes no antigo traçado que iria pelo Cocotá e Estr. do Galeão não ficaram muito contentes com a alteração do trajeto. | Acompanhe essas e outras notícias em nossa página inicial.

Paes estuda a passagem do transbrasil pela a linha vermelha.


Paes estuda criar linha exclusiva de ônibus na Linha Vermelha durante obras da Transbrasil   (Foto: Guilherme Brito/G1)
Durante as obras da Transbrasil, corredor de BRT que vai ligar o Centro do Rio até Deodoro, na Zona Oeste, pela Avenida Brasil, o prefeito Eduardo Paes citou algumas alternativas de trânsito no período das interdições na via. Nesta quarta-feira (12), no lançamento das obras, Paes falou que pretende criar um corredor exclusivo de ônibus na Linha Vermelha.
"A gente ainda vai apresentar as interdições que serão feitas e os esquemas de trânsito, mas eu posso adiantar que muito provavelmente a gente vai ter uma faixa exclusiva de ônibus na Linha Vermelha durante as obras [na Avenida Brasil] para garantir a fluidez no trânsito", explicou.
A primeira etapa das obras na Transbrasil vai construir um corredor viário com 23 km de extensão, 16 estações,17 passarelas de acesso e duas pontes. Além das estações, três terminais de embarque e desembarque — Deodoro, Margarida e Missões — também serão finalizados neste primeiro momento.
Os terminais Margaridas e Missões devem conectar o sistema viário às rodovias federais BR-116 (Rio-São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora). Segundo nota de Prefeitura do Rio, depois de inaugurada, a Transbrasil deverá ser o BRT com maior demanda de passageiros entre todos já projetados no mundo.
O prefeito reforça o pedido para que a população utilize transporte público durante obras, mas acredita que não será necessário aumentar o número de linhas de ônibus nas regiões afetadas. "Não há escassez de ônibus na Avenida Brasil. O que a gente vai fazer, inclusive depois que o BRT estiver em circulação, é racionalizar o número de linhas de ônibus", disse ele, que não descartou restringir a circulação de veículos de carga na região neste período de impactos no trânsito.
Duas faixas nos dois sentidos
Segundo o secretário municipal de Obras Alexandre Pinto, não há uma data definida para o início das interdições da Avenida Brasil, mas os fechamentos deverão ser feitos em trechos, nas pistas centrais da via.
"As interdições ocorrerão por trechos e por faixas e eu vou precisar interditar duas faixas de rolamento da pista Central. As interdições serão feitas em um plano de mitigação e eu estou vendo com a CET-Rio como isso deve ser feito, mas em duas semanas a gente anuncia o plano para a imprensa", disse.
Ainda segundo o secretário, para evitar mais transtornos, as partes interditadas para o BRT serão reabertas com a obra totalmente concluída naquele ponto. A Avenida Brasil passará a ter, em grande parte da sua extensão, menos duas faixas em cada sentido.
"Se a gente vier a interditar dois quilômetros de via a gente já entrega ele pronto quando abrir. A intenção é criar entre o Trevo das Margaridas, a BR-116 e o Centro duas faixas em cada sentido pro BRT", explicou.
Fonte: G1/Globo Rio.

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