O prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, no Terminal Alvorada, será responsável pelo controle dos quatro corredores de BRT projetados para a cidade. Com 1,3 mil m² de área construída o CCO terá um videowall com 100 telões de 46″ em LED com espaço para mais 25 telões. Será o maior centro de controle de um modal de transporte público do Brasil.
Dele será possível planejar e controlar a operação do BRT de forma centralizada graças à utilização de conceitos de ITS (sigla em inglês para Sistema Inteligente de Transporte), ou seja, produtos e serviços que usam informações e comunicação avançadas para melhorar os níveis de mobilidade e segurança no transporte público.
Como toda a frota do BRT é equipada com dispositivos de GPS, o CCO dispõe de sistemas que proporcionam eficiência operacional, tais como controles de partidas dos ônibus, intervalos regulares, tempos de viagem, indicadores e relatórios. Tudo isso graças a um sistema de comunicação em fibra ótica com contingência em rede de rádio.
Através dos mapas sinóticos (dispositivos que mostram a localização exata dos ônibus num painel) e da comunicação em tempo real com os veículos é possível detectar e corrigir situações como formação de comboio, adiantamento e atrasos dos veículos. Além disso,toda a informação operacional gerada pelo CCO é revertida também para o usuário através de painéis informativos com tempos de chegada e avisos de partidas nas estações.
Mais do que uma bela obra arquitônica no complexo do recém-reformado Terminal Alvorada, o prédio do CCO teve sua obra certificada com o selo Alta Qualidade Ambiental (AQUA) pela Fundação Vanzolini. Trata-se de um empreendimento sustentável que contempla sistema de captação e reuso de águas de chuva, iluminação 100% em LED, acústica especial, otimização do sistema de climatização reduzindo consumo de energia e tratamento de resíduos. Duas das fachadas do prédio são revestidas por 340m² de parede verde, montando um belo jardim vertical integrado ao Terminal Alvorada e à paisagem da Avenida das Américas.
O projeto, orçado em R$ 11 milhões foi totalmente custeado pelo Consórcio Operacional BRT.
Caracteríticas operacionais
- Planejamento e controle da operação centralizados
- Monitoramento utiliza conceitos de ITS
- Eficiência operacional, controles de partidas, tempos de viagem, indicadores e relatórios
- Mapas sinóticos com alertas de comboio, adiantamento e atrasos
- Comunicação por mensagens sonoras e de texto entre CCO e motoristas
- Painéis informativos com tempos de chegada e avisos de partidas nas estações
- Centro de Mídia Integrada, que irá monitorar e alimentar perfis nas redes sociais e aplicativos voltados para mobilidade
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